|

Abertura do Pan tem 'ola', dancinhas e 'trenzinhos' brasileiros

A delegação brasileira, uma das mais aplaudidas durante a cerimônia da abertura do Pan-2011, que será disputado em Guadalajara (MÉX), roubou a cena durante o evento na noite desta sexta-feira. Após sua apresentação no estádio Omnilife, os atletas do Brasil não ficaram sentados e dançavam enquanto as outras delegações continuavam seus desfiles pela arena. Além das danças, os brasileiros ensaiavam a 'ola' e um 'trenzinho' próximos aos espectadores presentes no estádio mexicano.

A CERIMÔNIA
 
O tempo em Guadalajara estava agradável e sem chuva. Há dois dias, chovia sem parar na cidade. Os espectadores presentes no estádio Omnilife receberam lanternas que mudavam de cor, antes da cerimônia. Com estes objetos, eles ensaiavam movimentos coreografados com as luzes.
Antes dos desfiles das delegações, o cantor mexicano Vicente Fernández abriu a cerimônia com o hino do país-sede dos Jogos. Os atletas de todos os países passaram. Logo após o desfile, a banda mexicana Maná fez sua apresentação. Depois, foi a vez da cantora Eugenia León aparecer no palco central. Então, um show de música, luzes e dança teve início.
O governador de Jalisco (estado onde está situada Guadalajara), Emilio Márquez, o presidente da Odepa (Organização Desportiva Pan-Americana), Mario Vásquez, e o presidente mexicano, Felipe Calderón, fizeram seus discursos. Ao contrário de Lula, no Pan-2007, que foi vaiado no Maracanã, Calderón recebeu aplausos do público.
A Miss Universo-2010, a mexicana Ximene Navarrete carregou a bandeira da Odepa. O atleta oriundo de Jalisco, Alberto Rodriguez, fez o juramento em nome dos atletas, e a juíza Rosa Maria, para os árbitros que vão mediar as disputas esportivas.
Depois de algumas apresentações musicais e muitas queimas de fogos, a pira Pan-Americana foi acesa pela atleta mexicana Paola Espinosa.
A cerimônia foi encerrada pelo cantor Alejandro Fernández, filho de Vicente, que abriu o evento. Alejandro cantou a música oficial dos Jogos.
Por Folha