|

Parada Gay leva milhares de pessoas à praia de Copacabana

Cerca de 300 mil pessoas participam neste domingo da 16ª Parada do Orgulho LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais) do Rio, segundo a Polícia Militar.
Ao todo, 15 trios elétricos circulam pela avenida Atlântica e agitam o público na praia de Copacabana, zona sul da cidade.
De acordo com Cláudio Nascimento, coordenador do projeto Rio Sem Homofobia, da Secretaria Estadual de Assistência Social e Direitos Humanos, a marcha "celebra a aprovação do reconhecimento da união civil homoafetiva no país pelo STF (Supremo Tribunal Federal)".
"Essa união foi proposta pelo governo do Estado do Rio e já é uma realidade em todo Brasil. Também aproveitamos a Parada para chamar a atenção do Congresso Nacional para que criminalize a homofobia", afirmou o secretário à Folha.
Por volta das 13h, a movimentação já era grande na praia de Copacabana. Depois das 15h, os trios elétricos partiram do ponto de concentração. A organização do evento informou que a passeata segue pelo menos 3,5 km da orla de Copacabana.
Neste ano, o lema da Parada do Orgulho LGBT é "Somos todos iguais perante a paz - Toda forma de violência deve ser crime" - uma alusão ao artigo 5º da Constituição Federal, que diz que somos todos iguais perante a lei.
Segundo a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) do Rio, há interdições no trânsito na avenida Atlântica, no trecho entre as ruas Francisco Otaviano e Francisco Sá. O horário da faixa reversível da avenida Atlântica será prorrogado até o término do evento, previsto para as 21h.

Por Folha