Black Friday atrai dobro de internautas previsto, mas descontos frustram clientes
A liquidação Black Friday, realizada nesta sexta-feira pelo site Busca Descontos e que conta com a participação de mais de 50 lojas virtuais no Brasil, atraiu 210 mil acessos simultâneos por segundo logo nos primeiro minutos, o dobro do previsto pelos idealizadores. O tráfego chegou a derrubar o site na primeira meia hora da promoção, que começou à meia noite e irá se estender ao longo do dia.
Nas redes sociais, porém, os descontos oferecidos pelos varejistas online frustraram alguns internatutas, que esperavam promoções tão agressivas quanto as que são oferecidas nos Estados Unidos, onde a Black Friday é uma tradição do varejo e costuma levar milhões de consumidores às lojas. A liquidação é realizada um dia depois do feriado de Ação de Graças (Thanksgiving) e marca o início da temporada de compras de Natal nos Estados Unidos.
No Brasil, quem espera comprar notebooks por menos da metade do preço deve ficar com o carrinho virtual vazio. Na liquidação realizada pelos sites brasileiros, os descontos oscilam entre 20% e 40%, em média. Nos Estados Unidos, as lojas oferecem descontos arrasadores durante a Black Friday, que chegam a 70%. O varejo brasileiro, contudo, não possui a mesma tradição de liquidações das lojas americanas, o que pode ser explicado, em parte, pela grande escala do mercado consumidor nos Estados Unidos.
Demanda duas vezes maior que a prevista
O tráfego intenso a partir de meia noite chegou a tirar o site do Busca Descontos fora do ar por cerca de meia hora, causando também falhas na pontocom das varejistas.
“O número de acessos foi muito intenso. Nós conseguimos resolver os problemas por volta das 00h20”, afirmou ao iG o presidente do Busca descontos, Pedro Eugênio. Depois de uma hora da manhã, o fluxo de pessoas já era bem menor.
“O grande volume de acessos, muito acima do previsto, mostrou para as operações brasileiras que existe uma grande potencial para esse tipo de ação no Brasil. Elas puderam perceber o poder que tem uma liquidação como essa”, afirmou Eugênio, que acredita que, no futuro, a Black Friday irá se consolidar também no mercado brasileiro.
O grande número de acessos derrubou alguns sites, que não têm estrutura para atender um aumento de demanda tão repentino.
Essa é a segunda vez que o Busca Descontos realiza a Black Friday online no Brasil. Em 2010, os sites que participaram da liquidação faturaram R$ 3 milhões. Para este ano, a previsão é que sejam vendidos R$ 15 milhões em produtos.
Nas redes sociais, porém, os descontos oferecidos pelos varejistas online frustraram alguns internatutas, que esperavam promoções tão agressivas quanto as que são oferecidas nos Estados Unidos, onde a Black Friday é uma tradição do varejo e costuma levar milhões de consumidores às lojas. A liquidação é realizada um dia depois do feriado de Ação de Graças (Thanksgiving) e marca o início da temporada de compras de Natal nos Estados Unidos.
No Brasil, quem espera comprar notebooks por menos da metade do preço deve ficar com o carrinho virtual vazio. Na liquidação realizada pelos sites brasileiros, os descontos oscilam entre 20% e 40%, em média. Nos Estados Unidos, as lojas oferecem descontos arrasadores durante a Black Friday, que chegam a 70%. O varejo brasileiro, contudo, não possui a mesma tradição de liquidações das lojas americanas, o que pode ser explicado, em parte, pela grande escala do mercado consumidor nos Estados Unidos.
Demanda duas vezes maior que a prevista
O tráfego intenso a partir de meia noite chegou a tirar o site do Busca Descontos fora do ar por cerca de meia hora, causando também falhas na pontocom das varejistas.
“O número de acessos foi muito intenso. Nós conseguimos resolver os problemas por volta das 00h20”, afirmou ao iG o presidente do Busca descontos, Pedro Eugênio. Depois de uma hora da manhã, o fluxo de pessoas já era bem menor.
“O grande volume de acessos, muito acima do previsto, mostrou para as operações brasileiras que existe uma grande potencial para esse tipo de ação no Brasil. Elas puderam perceber o poder que tem uma liquidação como essa”, afirmou Eugênio, que acredita que, no futuro, a Black Friday irá se consolidar também no mercado brasileiro.
O grande número de acessos derrubou alguns sites, que não têm estrutura para atender um aumento de demanda tão repentino.
Essa é a segunda vez que o Busca Descontos realiza a Black Friday online no Brasil. Em 2010, os sites que participaram da liquidação faturaram R$ 3 milhões. Para este ano, a previsão é que sejam vendidos R$ 15 milhões em produtos.
Por iG