|

Atirador do Colorado recebe 142 acusações

James Holmes, 24 anos, suspeito de abrir fogo contra a plateia de um cinema em Aurora, Colorado, durante a estreia do filme "Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge", foi indiciado nesta segunda-feira, recebendo um total de 142 acusações. 
Dentre as acusações que Holmes recebeu no tribunal nesta segunda-feira, 12 são de assassinato em primeiro grau, 12 de assassinato com extrema indiferença e 116 de tentativa de assassinato. No ataque em uma sala de cinema em Aurora, no dia 20 de julho, 12 morreram e 58 ficaram feridos depois de um atirador abrir fogo contra a plateia.
Holmes é acusado ainda de ter armado seu apartamento com explosivos o suficiente para destruir o edifício inteiro. A armadilha fez com que policiais levassem tempo para desarmar os explosivos.
Documentos apresentados pelos advogados de defesa de Holmes na sexta-feira alegam que o acusado estava sob tratamento psiquiátrico na Universidade de Colorado, em Denver, onde ele havia abandonado o doutorado em neurociência.
Na audiência dessa segunda-feira esperava-se também menção a um pacote - descoberto no correio do campus três dias depois do ataque - que continham um caderno que o suspeito enviou ao psiquiatra Lynne Fenton. No caderno estariam detalhes sobre o ataque, incluindo desenhos de um homem atirando contra pessoas.
A defesa do americano de 24 anos busca uma ordem judicial exigindo que procuradores entreguem todas as evidências relativas ao pacote, citando um privilégio entre médico e paciente. Os advogados buscam ainda descobrir quem vazou a informação sobre o pacote à mídia.
Procuradores disseram que poderá levar semanas até saberem se buscarão pena de morte para o caso ou mesmo a deliberação de um veredicto.
No domingo, 10 vítimas ainda permaneciam no hospital, sendo quatro delas em condições críticas.

Por iG