|

Rupert Murdoch deixa diretoria de jornais britânicos

Rupert Murdoch, presidente da News Corp., deixou a direção de vários conselhos que administram os jornais "Sun", "Times" e "Sunday Times", no Reino Unido, comunicou a empresa em um memorando interno neste sábado.
A saída seguiu-se ao anúncio em junho de que a News Corp seria dividida em duas empresas separadas: uma divisão de publicações e um grupo muito maior de TV e entretenimento.
"Gostaria de avisá-los que Rupert Murdoch renunciou ao cargo de diretor de uma série de empresas, incluindo NI Group Limited, conhecida pela maioria de vocês como News International, e Times Newspapers Holdings Limited," disse em email visto pela Reuters, Tom Mockridge, presidente da divisão britânica de jornais de Murdoch.
"Como vocês devem saber, Rupert pediu demissão de vários cargos em diversas diretorias do Reino Unido, incluindo News Group Newspapers e Times Newspapers, há algum tempo. Ele também deixou de participar de mais de uma dúzia de conselhos diretores de empresas com interesses nos EUA, Austrália e Índia".
Mockridge disse que a decisão era parte de uma preparação da iminente reestruturação e formação das duas empresas.
"Ele (Murdoch) continua completamente comprometido com a nossa empresa, como presidente do que se tornará o maior jornal e grupo digital do mundo."
A especulação de que a News Corp. tentaria vender os jornais britânicos aumentou ao longo do ano passado, após um escândalo de grampo telefônico no tabloide, agora extinto, "News of the World", que prejudicou a reputação e o valor da empresa no Reino Unido.
No entanto, a devoção de Murdoch aos jornais e os processos judiciais em andamento devido ao escândalo, haviam sido vistos como um impedimento para essa opção.
Não havia ninguém disponível na filial britânica do jornal para fazer mais comentários.

Por Folha