|

Gurgel mantém 'mensalão para menores' no ar no site do MP

A página da Procuradoria Geral da República ficou fora do ar por cerca de quatro horas no final da manhã e início da tarde desta quinta-feira. A pane levou alguns envolvidos com o julgamento do mensalão a pensar que o Ministério Público Federal sucumbiu às pressões petistas e tirou do ar a página da Turminha do MPF, na qual oferece uma versão do escândalo para crianças. 
A página, que o MPF nega se tratar de uma cartilha, continua no ar. A decisão de manter no ar o “mensalão para menores”, como tem sido chamado, passou pelo próprio procurador-geral, Roberto Gurgel. Ele foi consultado sobre o assunto na segunda-feira e deu aval para a manutenção da página polêmica. 
Ontem, foi a vez de o deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP) apresentar uma representação assinada por mais de 200 advogados pedindo a retirada da página. Eles alegam, entre outras coisas, que o texto faz juízo de valor sobre assunto em julgamento e que o MPF não menciona escândalos de outros partidos também investigados pelo órgão como o mensalão mineiro, que envolve o PSDB, e a cassação do senador Demóstenes Torres (DEM). 
A assessoria de imprensa do MPF, responsável pela página, diz que o mensalão é apenas um dos muitos temas abordador pela Turminha do MPF, que a versão publicada é a que foi defendida pelo procurador-geral e, mesmo assim contempla os argumentos da defesa, e por fim que, a exemplo de outros assuntos, o resultado final do julgamento será incluído, mesmo que seja desfavorável ao MPF.

Por iG