|

Morre Carlo Rambaldi, criador do personagem E.T.

O técnico de efeitos especiais italiano Carlo Rambaldi morreu nesta sexta (10), aos 86 anos, em sua casa, em Lamezia Terme, na Itália. 
Vencedor de dois prêmios Oscar pelos efeitos de "Alien - O Oitavo Passageiro" (1979) e "E.T. - O Extraterrestre" (1982), Rimbaldi recebeu em 1977 o Oscar especial por sua contribuição ao cinema. É dele a animação que deu vida ao gorila de "King Kong" (1976), dirigido por John Guillermin.
Ao lado de Steven Spielberg, Rimbaldi trabalhou na produção de "Contatos Imediatos de Terceiro Grau" (1977) e "E.T. - O Extraterrestre", no qual criou seu alienígena mais famoso.
Rambaldi foi o primeiro técnico de efeitos especiais a precisar provar que seu trabalho não foi real. O fato ocorreu em "Una Lucertola con la Pelle di Donna" ("Uma Lagartixa num Corpo de Mulher", em português), de 1971. Nele, a cena em que um cachorro é mutilado foi tão convincente que o diretor do filme, Lucio Fulci, foi processado por maus tratos a animais. Ele teria pego uma pena de dois anos de prisão caso Rimbaldi não revelasse o material utilizado nas filmagens.
Entre outros filmes que fazem parte da carreira do destaca-se "Conan, o Destruidor" (1984), "A Hora do Lobisomem" (1985) e "Duna" (1984).

Por iG