|

Após 28 anos, Discovery parte em sua última missão

Depois de 7 adiamentos e 111 dias de espera, a novela Discovery chegou ao seu último capítulo. O ônibus espacial finalmente partiu nesta quinta-feira em sua última missão. Lançado às 18h53 (horário de Brasília), o Discovery leva à Estação Espacial Internacional (ISS) seis astronautas, suprimentos e o primeiro androide a viajar até o espaço, o Robonauta.
O último lançamento do ônibus espacial foi adiado por uma série de problemas técnicos, que começaram com rachaduras no tanque de combustível. O Discovery deve retornar à Terra no dia 11 de março. Depois disso, a Nasa irá iniciar os preparativos para transformá-lo literalmente em peça de museu. A nave será exposta no Museu Smithsonian, onde substituirá o Enterprise, primeiro ônibus espacial americano. O mesmo destino deverá ter o ônibus espacial Endeavour, que fará seu último voo em abril de 2011.
Os ônibus espaciais vão dar lugar a novos programas criados por empresas privadas e a projetos considerados mais seguros pela Nasa. Dois ônibus espaciais já explodiram: o Challenger, em 1986, e o Columbia, em 2003, matando 14 tripulantes.

"Espetacular" — O lançamento desta quinta foi saudado como "sem falhas" pelos oficiais da Nasa. Durante coletiva de imprensa, também destacaram o "espetacular trabalho" feito e disseram estar "muito contentes" com o andamento da missão. Para completar o ótimo dia, a conta no Twitter do Robonauta, androide que viaja para a ISS, celebrou com entusiasmo: "Estou no espaço! Olá, Universo!" Neste momento, o robô está no departamento de carga do Discovery.

Histórico - O Discovery é o ônibus espacial com o maior número de voos do programa espacial americano e também o que transportou mais gente para o espaço. Já percorreu quase 229 milhões de quilômetros, mais do que qualquer outra espaçonave reutilizável, e passou quase um ano (352 dias) em órbita em suas 39 missões ao espaço. Em sua última viagem, o Discovery partiu com o último módulo da área americana da Estação Espacial Internacional.

Por Veja