|

Dilma afasta outro diretor do Dnit e fará faxina ampla

O ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, afastou temporariamente nesta sexta-feira José Henrique Sadok de Sá dos cargos de diretor executivo e diretor-geral interino do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). Segundo reportagem publicada nesta sexta-feira pelo jornal "O Estado de S. Paulo" , a empreiteira Araújo, de propriedade da mulher de Sadok de Sá, Ana Paula Batista Araújo, já ganhou R$ 18 milhões em obras em rodovias federais entre 2006 e 2011. O anúncio do novo diretor-geral interino do Dnit foi adiado para a semana que vem.
A informação da queda de Sadok foi antecipada no Twitter do jornalista Jorge Bastos Moreno . 'Sadok, q esta no lugar de Pagot, sera afastado hj. E o boy citado na Folha hj sera demitido. Daqui a pouco Dilma oficializa', postou no microblog por volta das 12h.
Em reuniões na manhã desta sexta-feira, o ministro concluiu que não tinha outra atitude a tomar. Paulo Sérgio Passos esteve reunido nesta tarde com a presidente Dilma Rousseff no Palácio do Planalto, mas saiu do encontro sem falar com a imprensa. Os dois trataram dos problemas envolvendo a pasta dos Transportes, alvo de denúncias de corrupção nas últimas semanas. O ministro também determinou a criação de uma comissão administrativa disciplinar para apurar a denúncia.
Até o momento, o único a ser afastado de forma definitiva foi o ex-ministro Alfredo Nascimento, que pediu demissão após o GLOBO revelar que a empresa de seu filho teve um crescimento de 86.500% no capital social .
Este é o segundo afastamento de um diretor do Dnit em menos de duas semanas. Após ser publicada na revista "Veja" denúncias de superfaturamento em obras públicas no Ministério dos Transportes e em órgãos vinculados à Pasta, Dilma mandou afastar o então diretor-geral do Dnit, Luiz Antonio Pagot, e outras três pessoas. Logo após a decisão, Pagot entrou de férias.

'Funcionário' do Dnit integrou comitiva de Passos designado por Pagot

O ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, confirmou que Frederico Augusto de Oliveira Dias participou de sua comitiva em viagem a Salvador, em novembro de 2010, para uma reunião com representantes do governo da Bahia. Entretanto, frisou que Frederico fora designado pelo diretor-geral do Dnit, Luiz Antonio Pagot, junto com outro diretor do órgão, Luiz Munhoz, da área de construções rodoviárias. Frederico cuida de convênios no Dnit, segundo a informação passada pelo órgão ao ministro.
De acordo com os jornais "Correio Braziliense" e "Folha de S.Paulo", Fred, como é conhecido, atua na prática como assessor da diretoria-geral e foi indicado pelo deputado Valdemar Costa Neto (PR-SP), embora oficialmente nunca tenha ocupado uma função no órgão.
- Foi uma reunião essencialmente técnica, da qual participaram entre 10 e 15 pessoas - afirmou o ministro.
Segundo Passos, o assunto em pauta eram as obras da Via Expressa de Salvador e na reunião foram discutidos o estágio da obra, plano de execução futura e desapropriações, entre outros detalhes.
Perguntada sobre o afastamento de Frederico, a assessoria do Ministério dos Transportes disse que ele não é funcionário da pasta e portanto não cabe falar em seu afastamento.
Em depoimento no Senado e na Câmara , Luiz Pagot disse que continua no cargo, apesar da ordem da presidente.

Por O Globo