|

Conheça os favoritos para o Nobel de Economia de 2011

O ganhador do Prêmio Nobel de Economia de 2011 será anunciado nesta segunda-feira pela Academia Sueca de Ciências. Enquanto o nome não é revelado, a Thomson Reuters divulgou, como faz anualmente, sua lista de favoritos ao prêmio nas áreas científicas, que conta com tradicional acerto em suas previsões.
Para a produção da lista, a Thomson Reuters baseia-se em dados que mostram quantas vezes artigos publicados pelos cientistas são citados nos trabalhos de outros pesquisadores, o que ajuda a indicar sua importância na área de atuação. Os nomes mais cotados na categoria Economia deste ano são: Douglas W. Diamond, Jerry A. Hausman, Anne O. Krueger, Gordon Tullock e Halbert White Jr.

Favoritos – O americano Douglas W. Diamond, professor de finanças da Universidade de Chicago desde 1979, encabeça a lista da Thomson Reuters por conta de seus estudos em análise de intermediação financeiras, crises e liquidez. Ele é coautor do modelo Diamond-Dybvig, que mostra como a mistura de ativos líquidos (como depósitos) e não-líquidos (como empréstimos hipotecários) pelos bancos pode se tornar instável. Diamond já foi presidente da Associação Americana de Finaças e atualmente é um dos diretores do Centro de Pesquisas em Preços de Segurança da Universidade de Chicago.
Jerry A. Hausman e Halbert White Jr. destacam-se na área de Econometria, e podem chegar a dividir o prêmio. Entre os especialistas aqui no Brasil há forte aposta de que eles serão os escolhidos, não apenas pela consistência de seu trabalho, mas também porque a área em que atuam há muitos anos não é contemplada pela Academia Sueca. Hausman leciona no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) e é criador do “Teste Hausman de Especificação”, que ajuda a avaliar se um modelo estatístico corresponde aos dados analisados. Já White Jr., é professor da Universidade da Califórnia e seu “Teste White” é um dos métodos mais difundidos para detectar a heteroscedasticidade (variância de erros) em uma hipótese matemática.
Anne Krueger, da Universidade Johns Hopkins e ex-diretora do Fundo Monetário Internacional (FMI), e Gordon Tullock, da Escola de Direito da Universidade de George Mason, também são cogitados a dividir o prêmio devido à descrição do comportamento “rent-seeking” (comportamento dos agentes econômicos de obter ganhos através da manipulação do cenário político e social) e suas implicações para a economia.

Veja a lista dos vencedores dos últimos 10 anos
2010: Peter Diamond e Dale Mortensen (EUA), Christopher Pissarides (Chipre)
2009: Elinor Ostrom e Oliver Williamson (EUA)
2008: Paul Krugman (EUA)
2007: Leonid Hurwicz, Eric Maskin e Roger Myerson (EUA)
2006: Edmund S. Phelps (EUA)
2005: Thomas C. Schelling (EUA) e Robert J. Aumann (EUA-Israel)
2004: Finn Kydland (Noruega) e Edward Prescott (EUA)
2003: Robert F. Engle (EUA) e Clive W.J. Granger (GB)
2002: Daniel Kahneman (Israel-EUA) e Vernon L. Smith (EUA)
2001: George Akerlof (EUA), A. Michael Spence (EUA) e Joseph Stiglitz (EUA)
Por Veja