|

Corinthians cai diante de Botafogo e fica com a liderança ameaçada

O líder Corinthians sucumbiu por 2 a 0 para o Botafogo, no Pacaembu, em jogo válido pela 29ª rodada do Brasileiro. Agora, a equipe paulista está com a primeira colocação ameaçada. 
O Vasco, vice-líder da competição, tem 50 pontos --um a menos que o Corinthians-- e joga nesta quinta contra o Atlético-PR, em Curitiba. O Botafogo, por sua vez, chegou aos 49 pontos e tem uma partida a menos no Nacional.
Os gols botafoguenses foram marcados por Loco Abreu e Maicosuel. O time dirigido por Caio Júnior ainda teve um gol mal anulado logo aos 4mim da primeira etapa. O Corinthians pediu um pênalti em uma bola que bateu no braço do zagueiro Fabio Ferreira, já no segundo tempo.
Um dos destaques botafoguenses foi o goleiro Renan, substituto de Jefferson, que serviu à seleção brasileira na noite desta terça. O atacante Adriano entrou aos 18min da segunda etapa. Durante a semana, o técnico Tite chegou a dizer que o atleta só aguentaria quinze minutos.Porém, a derrota parcial fez com que ele adiantasse a alteração.
Esta é a 41ª vitória do time carioca sobre a equipe paulista, que possui 35 triunfos sobre o rival. Na próxima rodada, o Corinthians visita o Cruzeiro. O Botafogo recebe o Atlético-PR.

O JOGO
 
O Botafogo veio com uma formação diferente para a partida contra o Corinthians. O atacante argentino Herrera, que já atuou pela equipe paulista, ficou no banco. O técnico Caio Júnior colocou o meia Felipe Menezes em seu lugar.
Logo aos 4min, em uma cobrança de falta ensaiada, o Botafogo chegou ao seu primeiro gol com o também ex-corintiano Marcelo Mattos. Porém, o assistente, erroneamente, anulou o tento por impedimento. O volante botafoguense estava atrás da linha da bola.
Sete minutos depois, a surpresa Felipe Menezes tabelou com Elkeson, que cruzou na área para Loco Abreu, livre, cabecear e marcar o tento da equipe carioca.
O Corinthians tinha dificuldades para entrar na área botafoguense. O time paulista mostrava nervosismo e só conseguiu assustar em bolas aéreas. Aos 17min, Paulo André cabeceou com perigo e a bola passou rente à trave de Renan, substituto de Jefferson, que defendeu a seleção brasileira nesta terça.
O lateral Fabio Santos dividiu com outro ex-corintiano, o zagueiro Fabio Ferreira, e levou a pior. O jogador, que já ficou afastado por lesão neste Nacional, saiu com gelo no joelho. Welder entrou em seu lugar.
O Botafogo, por sua vez, continuava apostando nos contra-ataques. Aos 33min, em um lateral cobrado por Cortês, Felipe Menezes apareceu bem novamente e deu um toque rápido para Maicosuel. O atleta chutou, a bola desviou em Moradei e enganou Júlio César. Botafogo 2 a 0.
A equipe paulista continuou errando passes e finalizações. Aos 40min, Alex bateu uma falta no ângulo de Renan, que fez bela defesa.
No segundo tempo, o Corinthians voltou mais agudo. o volante Marcelo Mattos salvou três finalizações seguidas e impediu que o Corinthians fizesse seu primeiro gol.
Aos 15min, o lateral esquerdo Cortês, que já tinha amarelo, fez falta em Jorge Henrique, recebeu o segundo cartão e foi expulso. Na cobrança da falta, o meia Alex acertou o travessão do time de General Severiano.
Com um jogador a mais e atrás do placar, Tite se contradisse. Durante a semana, ele chegou a falar que Adriano não aguentaria mais de quinze minutos. Porém, aos 18min da etapa final, o treinador corintiano colocou o atacante no lugar do volante Moradei.
Com um atacante de 1,90 na área, o Corinthians abusou dos cruzamentos. No entanto, a defesa botafoguense conseguiu levar melhor em todas as jogadas. Quando tentou atacar por baixo, a equipe até criou boas chances. Mas o goleiro Renan esteve seguro e impediu que o Corinthians marcasse.

Por Folha