Varejo on-line faz 'Black Friday' no Brasil nesta sexta
Começou à 0h desta sexta-feira (25) e dura até a 0h do sábado (26) a versão brasileira da Black Friday, realizada pelo segundo ano consecutivo por lojas na internet e em alguns estabelecimentos físicos.
Na ação, inspirada na tradicional data americana, as lojas prometem oferecer grandes descontos, por 24 horas. Este ano, mais de 50 varejistas prometem descontos de até 90%, de acordo com o organizador do evento, o site Busca Descontos. A expectativa da organização é a de alcançar R$ 15 milhões em vendas, ante os R$ 3 milhões registrados na edição passada.
Na internet, participarão da promoção conjunta as lojas virtuais Americanas.com, Submarino, Shoptime, Comprafácil, Dafiti, Dell, Magazine Luiza, Saraiva, Fnac, Apple, Extra, Ponto Frio, Nokia e Walmart. No Extra, as promoções acontecerão também nas lojas físicas.
Haverá descontos em produtos como brinquedos, vestuário, calçados, eletrônicos e eletrodomésticos.
A advogada Maria Inês Dolci, da associação de defesa do consumidor Pro Teste, alerta: é preciso pesquisar antes de comprar, para ver se o desconto realmente vale a pena.
“É preciso ter ideia do preço antes da promoção. Às vezes no meio [das ofertas] entram produtos que têm pouco desconto, pouca vantagem”, avalia.
Como participar
A maior parte das ofertas da promoção estará no site Busca Descontos, mas não é regra: alguns participantes poderão "guardar" descontos exclusivos para os sites de suas próprias marcas. Todos os produtos com descontos estarão disponíveis nas lojas virtuais das redes varejistas.
O cadastramento no site Busca Descontos, segundo o organizador, não é obrigatório para ver as ofertas. Devem se cadastrar somente os interessados em participar de sorteios promovidos pelo site.
Vendas pela internet
De acordo com Pedro Eugênio, diretor do Busca Descontos, cada loja entra com a quantidade de ofertas que quiser. "Se cada loja entrar com no mínimo 20, 30 produtos, teremos 2.000 ofertas". De acordo com Eugênio, há, ainda, a possibilidade de novas lojas aderirem aos descontos na própria sexta-feira.
Ainda incipiente no Brasil, a Black Friday é tradicional nos EUA, onde acontece na sexta-feira seguinte ao dia de Ação de Graças, a fim de limpar os estoques para as festas do final de ano.
Na versão americana, a data é marcada por grandes filas nas lojas e megapromoções. Os descontos promovidos pelo varejo americano no último 'Black Friday', em 26 de novembro do ano passado, geraram US$ 648 milhões (quase R$ 1,2 bilhão) em vendas on-line nos Estados Unidos, diz o Busca Descontos, com base em dados da consultoria ComScore.
Pesquise antes de comprar
Maria Inês Dolci, da Pro Teste., orienta que os consumidores devem, contudo, ficar atentos às promoções, evitando comprar produtos por impulso. “É importante verificar a garantia, o modelo [do item]. Às vezes as lojas desovam um modelo muito antigo para chegar no valor da promoção”.
Outra dica importante é pesquisar os preços em outras lojas ou até mesmo na própria rede com antecedência para saber se de fato os descontos oferecidos são reais.
“Se o consumidor realmente precisa de um produto, ele tem que conhecer antes, fazer uma pesquisa e buscar no mercado as características para comprar bem”, sugere.
Outra dica da advogada é não entrar em prestações muito longas no cartão de crédito para não comprometer a renda.
Na ação, inspirada na tradicional data americana, as lojas prometem oferecer grandes descontos, por 24 horas. Este ano, mais de 50 varejistas prometem descontos de até 90%, de acordo com o organizador do evento, o site Busca Descontos. A expectativa da organização é a de alcançar R$ 15 milhões em vendas, ante os R$ 3 milhões registrados na edição passada.
Na internet, participarão da promoção conjunta as lojas virtuais Americanas.com, Submarino, Shoptime, Comprafácil, Dafiti, Dell, Magazine Luiza, Saraiva, Fnac, Apple, Extra, Ponto Frio, Nokia e Walmart. No Extra, as promoções acontecerão também nas lojas físicas.
Haverá descontos em produtos como brinquedos, vestuário, calçados, eletrônicos e eletrodomésticos.
A advogada Maria Inês Dolci, da associação de defesa do consumidor Pro Teste, alerta: é preciso pesquisar antes de comprar, para ver se o desconto realmente vale a pena.
“É preciso ter ideia do preço antes da promoção. Às vezes no meio [das ofertas] entram produtos que têm pouco desconto, pouca vantagem”, avalia.
Como participar
A maior parte das ofertas da promoção estará no site Busca Descontos, mas não é regra: alguns participantes poderão "guardar" descontos exclusivos para os sites de suas próprias marcas. Todos os produtos com descontos estarão disponíveis nas lojas virtuais das redes varejistas.
O cadastramento no site Busca Descontos, segundo o organizador, não é obrigatório para ver as ofertas. Devem se cadastrar somente os interessados em participar de sorteios promovidos pelo site.
Vendas pela internet
De acordo com Pedro Eugênio, diretor do Busca Descontos, cada loja entra com a quantidade de ofertas que quiser. "Se cada loja entrar com no mínimo 20, 30 produtos, teremos 2.000 ofertas". De acordo com Eugênio, há, ainda, a possibilidade de novas lojas aderirem aos descontos na própria sexta-feira.
Ainda incipiente no Brasil, a Black Friday é tradicional nos EUA, onde acontece na sexta-feira seguinte ao dia de Ação de Graças, a fim de limpar os estoques para as festas do final de ano.
Na versão americana, a data é marcada por grandes filas nas lojas e megapromoções. Os descontos promovidos pelo varejo americano no último 'Black Friday', em 26 de novembro do ano passado, geraram US$ 648 milhões (quase R$ 1,2 bilhão) em vendas on-line nos Estados Unidos, diz o Busca Descontos, com base em dados da consultoria ComScore.
Pesquise antes de comprar
Maria Inês Dolci, da Pro Teste., orienta que os consumidores devem, contudo, ficar atentos às promoções, evitando comprar produtos por impulso. “É importante verificar a garantia, o modelo [do item]. Às vezes as lojas desovam um modelo muito antigo para chegar no valor da promoção”.
Outra dica importante é pesquisar os preços em outras lojas ou até mesmo na própria rede com antecedência para saber se de fato os descontos oferecidos são reais.
“Se o consumidor realmente precisa de um produto, ele tem que conhecer antes, fazer uma pesquisa e buscar no mercado as características para comprar bem”, sugere.
Outra dica da advogada é não entrar em prestações muito longas no cartão de crédito para não comprometer a renda.
Procon tem cartilha com orientações
Para evitar que consumidores caiam em golpes ou tenham problemas com compras pela internet, a Fundação Procon elaborou um guia com orientações básicas para auxiliar o consumidor a fazer com mais segurança as operações na internet
Por G1