|

Damião brilha, Brasil passa bem pela Coreia do Sul e faz final depois de 24 anos

Falta apenas um passo. A seleção brasileira fez nesta terça-feira possivelmente seu melhor jogo nas Olimpíadas de Londres 2012 , venceu a Coreia do Sul por 3 a 0 na semifinal e vai decidir a medalha de ouro contra o México, que no primeiro jogo do dia venceu o Japão de virada, por 3 a 1. Com a vitória, o Brasil volta a uma final olímpica depois de 24 anos e fica mais perto do único título que falta ao futebol do país. 
Apesar de ser ameaçado nos primeiros minutos tanto no primeiro como no segundo tempo, o Brasil soube segurar o ímpeto da equipe asiática e viu em Leandro Damião seu fator decisivo na semifinal. Bem abastecido pelo meia Oscar e pelo atacante Neymar, o atacante Internacional fez os três gols brasileiros no jogo e se firmou como artilheiro da competição, com seis gols marcados até agora.
Essa é a terceira vez que a seleção brasileira chega à decisão dos Jogos Olímpicos. Em Los Angeles 1984, a final foi contra a França e o time treinado por Jair Picerni perdeu por 2 a 0. Quatro anos depois, em Seul, a derrota para a União Soviética foi por 2 a 1, na prorrogação, e novamente a seleção ficou com a prata.
A terceira chance para o país de buscar o ouro olímpico acontecerá no próximo sábado, 11 de agosto. A decisão contra o México está marcada para as 13h (horário de Brasília) no estádio de Wembley, em Londres.

O jogo

A partida em Old Trafford começou com total domínio sul-coreano. Nos primeiros minutos, foram os asiáticos que tiveram domínio da posse de bola e atitude para pressionar a defesa brasileira. Aos 11 minutos, a Coreia quase abriu o placar em cabeçada de Kim que o zagueiro Juan conseguiu cortar quase em cima da linha. Pouco depois, o zagueiro salvou a seleção mais uma vez ao travar chute na hora certa após falha do goleiro Gabriel.
Apenas perto dos vinte minutos de jogo o Brasil conseguiu equilibrar as ações e começou a também ameaçar a defesa rival. Aos 18, Leandro Damião recebeu bom lançamento de Alex Sandro, cortou o zagueiro e chutou para defesa do goleiro Lee. Dois minutos depois, o volante tentou fazer por cobertura após rebote de Lee, mas a defesa tirou em cima da linha.
"Acordado" no jogo, o Brasil criou novas oportunidades, embora a posse de bola sul-coreana ainda fosse muito maior. Damião chutou mais uma bola para fora, Neymar tentou em cobrança de falta e, aos 37, o gol finalmente saiu.
Depois de roubada de bola de Neymar no meio de campo, Oscar lançou Rômulo na esquerda. O volante chutou no canto e contou com a falha do goleiro e abrir o placar. Aos 45, a Coreia ainda teve boa chance em chute forte de Dongwon Ji, mas a bola saiu por cima, mantendo o Brasil em vantagem até o intervalo.
Na etapa final, a Coreia do Sul repetiu o primeiro tempo e voltou melhor nos primeiros minutos. Aos 3, teve bom motivo para reclamar da arbitragem, que não marcou nada quando o volante Sandro derrubou o atacante Bokyung Kim dentro da área. Aos 9, Younggwon Kim teve boa chance em cobrança de falta, mas chutou na barreira.
A partir daí, o Brasil resolveu o jogo. Aos 11 minutos, Marcelo lançou Neymar pela esquerda. Quase na linha de fundo, o atacante tocou para trás e Leandro Damião, sozinho na marca do pênalti, chutou forte para fazer 2 a 0.
Sete minutos depois, os personagens se repetiram e o resultado também foi o mesmo. Neymar fez ótima jogada pela esquerda, passou por toda a defesa e tocou para Oscar. O meia tentou devolver, mas a zaga desviou e a bola sobrou novamente para Damião. Com um biquinho, ele chutou no canto do goleiro Lee, marcando seu terceiro, o terceiro do Brasil, e deixando a classificação bem encaminhada.
Com a grande vantagem estabecida, a Coreia do Sul desanimou no jogo e as ameaças ao gol de Gabriel ficaram cada vez mais raras. O técnico Mano Menezes aproveitou para dar ritmo de jogo a Bruno Uvini, Hulk e Alexandre Pato, que substituíram Juan, Marcelo e Leandro Damião respectivamente. Até o final do jogo, foi apenas esperar o tempo passar e comemorar a vaga na decisão, que não vinha desde 1988, em Seul.

Por iG